Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Setor privado interrompe importacao de combustivel

Setor privado interrompe importacao de combustivel

A interferência do governo no preço dos combustíveis depois da greve dos caminhoneiros, em maio, praticamente interrompeu as importações de diesel e gasolina por um grupo de empresas privadas responsável por 60% das compras externas desses produtos.

Segundo Sérgio Araújo, presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), que reúne nove importadores, a paralisação ocorreu depois da publicação do Decreto 9.403/2018. "O decreto, feito no calor da greve, não reflete a paridade. Com isso as operações dos importadores independentes foram interrompidas". Em junho e julho, diz ele, as importações tendem a zero. O que ainda está sendo importado é resultado de compromissos anteriores à criação do programa de subvenção.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), empresas privadas já respondiam por 91,1% das importações de diesel e 89,5% das de gasolina em 2018, mostrando perda de participação da Petrobras. As importações de diesel, com o subsídio do governo de R$ 0,30 por litro, caíram 36,4%, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento. O diesel importado responde por 30% do consumo brasileiro, percentual que é de 17% na gasolina, segundo o Centro Brasileiro de Infra Estrutura.

A política de preços da Petrobras, que acabou desencadeando a greve dos caminhoneiros, completa hoje um ano, em meio a debate decisivo. A ANP começa a avaliar, nesta semana, com base nas contribuições recebidas durante consulta pública, se é o caso ou não de fixar uma periodicidade mínima para os reajustes - a correção dos preços era diária, até o congelamento para pôr fim à greve.

Os principais agentes do mercado estão alinhados num ponto-chave: distribuidoras, importadores e Petrobras são a favor da manutenção dos preços alinhados com o mercado internacional e, portanto, contrários a qualquer subsídio.

FONTE: Valor