Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Rumo inicia expansao de terminal ferroviario em MT

Rumo inicia expansao de terminal ferroviario em MT

Projeto ampliará capacidade de movimentação de cargas com destino ao Porto de Santos.

A operadora ferroviária Rumo (Grupo Cosan) deu início à nova etapa de expansão do seu Terminal Ferroviário de Rondonópolis (TRO), em Mato Grosso. O investimento, de R$ 200 milhões, permitirá aumentar a capacidade de movimentação em mais de 6 milhões de toneladas de grãos por ano, cargas que terão, como destinos principais, terminais graneleiros do Porto de Santos, informou a empresa em nota divulgada nesta quarta-feira (5). 

O projeto será dividido em duas etapas e contemplará a construção de três silos metálicos, quatro moegas, uma tulha ferroviária para três vagões, melhorias no pátio de entrada e saída com balanças rodoviárias, novas esteiras transportadoras, pavimentação e drenagem. Também estão previstas obras de adequações do sistema elétrico, de combate a incêndios, ar comprimido, instalações de apoio e subestações. 

“É uma obra planejada e que dá continuidade aos investimentos da companhia no terminal. Toda a cadeia logística será beneficiada, potencializando os processos de expedição, armazenagem e segurança de operação”, afirmou, no comunicado, o diretor de Portos e Terminais da Rumo, Fabricio Degani.

O terminal da Rumo em Rondonópolis liga as regiões produtoras do Centro-Oeste ao Porto de Santos, operando com 11 moegas (equipamento em formato de pirâmede invertida usado na descarga de material à granel) que permitem descarregar mais de 80 caminhões por hora. A estrutura conta também com um armazém com capacidade estática para 45 mil toneladas e duas linhas ferroviárias com cinco tulhas. Em média, sete composições com 80 vagões de grãos são carregadas todos os dias, de acordo com a empresa. 

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil, contando com uma frota de mil locomotivas e 25 mil vagões. Opera 12 terminais de transbordo, seis portuários e administra mais de 12 mil quilômetros de trilhos nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

FONTE A Tribuna