Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Portonave, em Navegantes, bate recorde e recebe 3,3 mil caminhões em um único dia

Portonave, em Navegantes, bate recorde e recebe 3,3 mil caminhões em um único dia

Veja os números das movimentações históricas da Portonave neste último semestre de 2024; Terminal portuário de Navegantes teve o segundo melhor setembro da história

A Portonave, terminal portuário privado localizado em Navegantes, no Litoral Norte catarinense, registrou um novo recorde no recebimento de caminhões em um único dia.

Foram realizados 3,3 mil acessos, entre 1,5 mil entradas e 1,7 mil saídas de contêineres, nesta quarta-feira (16). O recorde anterior foi em dezembro de 2023, com o recebimento de 3,1 mil caminhões em um dia.

Além desse desempenho, de janeiro a setembro, a Companhia registrou bons resultados nas movimentações, enquanto se mantém como o terminal mais eficiente na produtividade de navio no país, segundo a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

No mês passado, o Gate, local de entrada e saída de caminhões, teve o segundo melhor setembro da história do Terminal, com média de 2 mil caminhões por dia, o que resultou em 51,4 mil acessos totais.

De janeiro a setembro, a Portonave registrou 489,4 mil entradas e saídas no Gate. Durante esse período, o tempo de permanência médio dos motoristas foi de 30 minutos. Entre os dias 1 e 16 de outubro, já foram registrados 30,7 mil acessos no Gate, entre entradas e saídas.

Veja os números históricos na movimentação da Portonave

De janeiro a setembro, 370 escalas de navios atracaram no Terminal, e a movimentação total foi de 948,6 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

Somente no mês passado, foram movimentados 103,4 mil TEUs. Desde o início do ano, a Companhia mantém a liderança na produtividade de navio entre os portos do país, segundo a Antaq.

De janeiro a agosto, registrou média de 119 Movimentos por Hora (MPH) durante a Obra do Cais, um investimento privado de R$ 1 bilhão para receber navios maiores, de até 400 m de comprimento.

Esse indicador monitora os movimentos realizados pelos Ship-to-Shore (STS) Cranes, guindastes para a movimentação de contêineres do pátio aos navios.

Crescimento de 11% nas cargas armazenadas na câmara frigorífica A Iceport, câmara frigorífica da Portonave, recebeu 190 mil toneladas de produtos de janeiro a setembro deste ano, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado.

Do total movimentado, 65% correspondem às aves e suínos, 26% aos vegetais e 9% às carnes bovinas. Os meses de julho, agosto e setembro representam o melhor trimestre do ano, com 80 mil toneladas movimentadas.