Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Porto de Santos ocupa 4ª posição no ranking de desempenho ambiental portuário

Porto de Santos ocupa 4ª posição no ranking de desempenho ambiental portuário

 

Porto de Itajaí (SC) conquistou o primeiro lugar.
Desempenho do complexo portuário santista é o melhor desde que foi criado o índice.

 

O Porto de Santos, o maior do Brasil, está na quarta colocação do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) de 2019, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na última semana. O Porto de Itajaí (SC) conquistou o primeiro lugar na categoria de portos públicos, com 99,47 pontos.

De acordo com a Antaq, o Porto de Paranaguá (PR) ficou em segundo lugar com 98,65 pontos. Itaqui (MA) ficou em terceiro. O Porto de Santos (SP) ficou em quarto lugar, e o Terminal Portuário de Pecém (CE) alcançou a quinta posição.

As três primeiras instalações mantiveram as posições da avaliação anterior. Em relação à evolução, o Porto de Aratu subiu sete posições, passando da 19ª posição no ranking para a 12ª (81,66 pontos). O Porto do Rio de Janeiro passou da 30ª para 23ª.

O Porto de Santos avançou no ranking passando da quinta para a quarta colocação. O cais santista aumentou em 10,96 pontos sua marca em relação à divulgação do ano passado, ficando atualmente com 94,28 pontos, maior pontuação já atingida desde a criação do índice.

De acordo com a Superintendência de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho (Sumas) da Santos Port Authority (SPA), o resultado se deve à valorização do núcleo ambiental técnico próprio da autoridade portuária que pôde contribuir de modo mais efetivo em ações estratégicas de melhoria do desempenho ambiental.

“A SPA comemora a conquista sem precedentes, mas mira o futuro, reconhecendo a importância de atuar com protagonismo na expansão e modernização da infraestrutura portuária e aprimoramento da relação Porto-Cidade para obtenção de soluções cada vez mais sustentáveis”, afirmou o presidente da SPA, Fernando Biral, por meio de nota divulgada pela companhia.

TUPs

O Porto Itapoá Terminais Portuários de Santa Catarina ganhou entre os Terminais de Uso Privado (TUPs), com 99,26 pontos. O terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) ficou em segundo lugar, com 98,13 pontos. Em seguida, Portonave – Terminais Portuários de Navegantes (SC). Na quarta posição, Cattalini Terminais Marítimos em Paranaguá. No quinto lugar, Terminal da Ilha Guaíba – TIG (Mangaratiba/RJ).

Sobre os TUPs, o primeiro colocado subiu cinco posições no ranking, enquanto o segundo e terceiro colocados caíram uma posição, em relação ao ano anterior. O destaque ficou para o Terminal Portuário Bunge Alimentos de Rio Grande (RS) passou da 85ª para a 12ª posição (78,24 pontos).

Sobre o IDA

O IDA, aplicado desde 2012 pela Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade (GMS), é a principal ferramenta para avaliação da gestão ambiental de instalações portuárias reguladas pela Antaq.

O índice é aplicado anualmente e nesta edição avaliou 31 portos organizados e 92 terminais de uso privado por meio de 38 indicadores agrupados em quatro categorias: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos. Tais indicadores fornecem informações que auxiliam gestores e tomadores de decisões e que estimulam a adequação do setor portuário à legislação e às melhores práticas de gestão ambiental.

FONTE PORTAL NTC