Mosaic propoe que clientes arquem diretamente com o custo de fretes
SÃO PAULO - A americana Mosaic, uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo, enviou comunicado a clientes propondo alternativas para dirimir o aumento de custos que teve após a edição da Medida Provisória 832/2018, que estabeleceu valores mínimos para os fretes rodoviários no país.
A Mosaic apresentou duas opções. Uma considera a alteração da modalidade de entrega contratada — de CIF, cujo frete é de responsabilidade da empresa vendedora, para FOB, de responsabilidade da compradora. Nesse caso, a Mosaic afirma que reembolsará ao cliente o valor do frete já previsto em contrato. A segunda alternativa prevê que o preço do fertilizante seja reajustado levando-se em consideração a tabela de fretes da MP.
Segundo documento ao qual o Valor teve acesso, essas alternativas foram propostas “a despeito das negociações e medidas que estão sendo adotadas com o intuito de solucionar esta questão imprevisível e totalmente alheia à nossa vontade, a fim de viabilizar a entrega imediata do seu produto”.
No comunicado, a Mosaic afirma que está atenta a todas as negociações e potenciais alterações sobre o tema. Realça também que, em conjunto com a Associação Nacional para Difusão de Adubo (Anda), tem adotado medidas, inclusive judiciais, “visando eliminar esse incremento do custo do transporte de nossos produtos ou ao menos minimizar o impacto”. A companhia informa que qualquer mudança no cenário atual será automaticamente refletida em seu contrato.
Na quinta-feira, a Anda entrou na Justiça Federal de Brasília com pedido de liminar para suspender os efeitos da MP. Segundo a associação, as empresas de fertilizantes amargam altas de mais de 100% no preço do frete.
Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), em maio o frete representou 25,1% do preço da saca de 60 quilos da soja.
Procurada, a Mosaic optou por não se posicionar sobre esse assunto, mas afirmou, em nota, que o documento ao qual o Valor teve acesso foi enviado para um segmento específico de clientes da empresa (segmento industrial).