Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Ministerio da Justica cria rede de fiscalizacao de descontos no preco do diesel

Ministerio da Justica cria rede de fiscalizacao de descontos no preco do diesel

O Ministério da Justiça publicou, na sexta-feira (1/6), uma portaria que cria a Rede Nacional de Fiscalização, que tem o objetivo de acompanhar os descontos no preço do diesel em postos de combustível. A medida visa garantir o repasse à população dos R$ 0,46 a menos no preço do litro do combustível, que o governo federal sancionou na quarta (30/5), após acordo com caminhoneiros.

Os donos dos postos que não diminuírem o valor do diesel poderão pagar multas de até R$ 9,4 milhões, além de suspensão temporária das atividades, interdição do estabelecimento e cassação da licença. Para o consumidor que quiser ajudar com a fiscalização, o governo abrirá um canal via WhatsApp para receber denúncias.


Consumidor pode denunciar postos que não diminuírem preço do diesel pelo número (61) 99149-6368, a partir de segunda-feira (4/6).

“Pedimos ajuda da sociedade, já que são mais de 40 mil postos de combustíveis, e é inviável fiscalizar cada um deles”, disse o ministro da justiça interino, Claudenir Pereira, em entrevista coletiva na última quinta-feira (31/5).

A rede tem participação da Agência Nacional de Petróleo, a Advocacia-Geral da União, os ministérios públicos dos estados, os Procons estaduais e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Com informações da Agência Brasil.

Portaria 735

Revista Consultor Jurídico, junho de 2018