Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Em audiencia publica, Grace Mendonca defende intervencao da Uniao na politica de frete

Em audiencia publica, Grace Mendonca defende intervencao da Uniao na politica de frete

A ministra da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça, disse nesta segunda-feira (27), na audiência pública do Supremo Tribunal Federal (STF) que discute o preço mínimo do frete, que a intervenção do governo federal se deu para corrigir distorções no mercado de transporte rodoviário. “O setor de cargas rodoviário enfrentava um claro descompasso entre oferta e demanda e havia uma realidade clara de preços subestimados nessa relação de trabalho”, apontou.

Segundo a ministra, o valor do frete antes da greve dos caminhoneiros em maio deste ano sequer fazia frente ao custo da prestação de serviço. “Não se tem na relação entre setor produtivo e caminhoneiro a livre negociação. A partir do momento em que um dos atores não tem oportunidade de negociar, há distorção no mercado, que enseja a intervenção do Estado”, afirmou.

Grace Mendonça destacou que a Constituição Federal (CF) estabelece três princípios fundamentais: a valorização social do trabalho, a dignidade humana e a redução das desigualdades sociais. Lembrou ainda que o artigo 174 da CF que, como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.

RP/EH

FONTE www.stf.jus.br