Curso vai capacitar profissionais da logística em práticas humanitárias
Recentes tragédias no Brasil alertam para a demanda desse tipo de profissional, que precisa estar preparado para lidar com questões extremamente complexas e pouco tempo hábil
Com toda a tragédia que o Rio Grande do Sul encarou nos últimos meses oriundos de desastres naturais, a Unyleya está lançando um curso de pós-graduação focado em capacitar pessoas para lidar com situações como esta. A nova especialização em Logística Humanitária e de Desastres é voltada para profissionais da saúde e da logística.
“Este curso surge em um momento crítico e oferece um conteúdo abrangente para preparar os alunos para a complexidade e a rapidez exigidas na resposta a desastres”, destaca Ana Clara Fonseca Guilherme, coordenadora na Unyleya e responsável pelo desenvolvimento.
Previsto para começar no segundo semestre deste ano, com duração de 9 meses, o curso será oferecido de forma online, facilitando o acesso de profissionais de diversas regiões do país. Com turmas periódicas, a pós-graduação promete formar lideranças capazes de atuar na linha de frente em situações de crise, integrando conhecimentos multidisciplinares e estratégias eficientes na gestão de tragédias.
Ana Clara, coordenadora do curso e advogada especialista em logística, cita um exemplo claro da importância dessa formação. Segundo ela, um dos principais entraves em situações de emergência é a complexidade e a morosidade organizacional para a coleta de ajudas e reparos para suprir as necessidades humanitárias.
“Muitas vezes, a burocracia é falta de organização retarda a chegada de recursos essenciais, comprometendo a eficiência das operações de socorro e recuperação. Processos bem executados são cruciais para não atrasar a logística. Quando bem planejadas, as legislações otimizam a gestão dos desastres, resultando em maior economia de tempo e de recursos”, explica. Muitas pessoas envolvidas nesses processos sequer sabem como começar a descomplicar esses procedimentos burocráticos.
Fonte: Frota&Cia / Foto: Divulgação