CNT apresenta soluções energéticas para a descarbonização do transporte em evento do Programa de Logística Verde Brasil
A Série CNT Energia no Transporte foi tema principal da palestra voltada a transportadores, embarcadores, operadores e provedores logísticos, entre outros setores
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) foi convidada pelo PLVB (Programa de Logística Verde Brasil) para participar, na última sexta-feira (14), de uma apresentação sobre “Combustíveis para a Descarbonização do Transporte”. O encontro reuniu empresas do setor, embarcadores, operadores logísticos e especialistas para debater alternativas sustentáveis ao uso de combustíveis fósseis.
Na ocasião, o técnico da Gerência Ambiental da CNT Raflem Santos apresentou os estudos da Série CNT Energia no Transporte, que exploram diferentes fontes energéticas para o setor, incluindo biometano, eletromobilidade, hidrogênio renovável e diesel verde. Além disso, destacou o papel do Programa Despoluir, iniciativa do Sistema Transporte que, há quase 18 anos, auxilia o setor a adotar práticas ambientalmente responsáveis.
A gerente executiva ambiental da CNT, Erica Marcos, também participou do encontro e ressaltou a importância de promover fontes de energia que sejam viáveis no contexto técnico-operacional do transporte no Brasil. Na avaliação dela, é essencial que a transição energética leve em consideração a realidade do setor, garantindo eficiência, sustentabilidade e competitividade às empresas transportadoras.
Despoluir
O Despoluir é o maior programa ambiental da iniciativa privada no transporte brasileiro. Criado em 2007 pela CNT em parceria com o SEST SENAT, ele promove o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos trabalhadores do setor, incentivando a adoção de práticas socioambientais responsáveis.
Além da produção de conteúdo técnico e de capacitação, o Despoluir realiza serviços essenciais, como a Avaliação Veicular Ambiental e a Avaliação da Qualidade do Diesel, que ajudam transportadores a melhorarem a eficiência energética e reduzirem emissões. O programa também representa o setor em fóruns nacionais e internacionais e participa ativamente de conselhos do governo federal voltados a políticas de transporte e meio ambiente.
Fonte: CNT