Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Caminhão elétrico para a AB InBev

Caminhão elétrico para a AB InBev

A Anheuser-Busch InBev (AB InBev) encomendou cerca de 800 caminhões elétricos movidos a hidrogênio da Nikola Motor, uma das maiores encomendas já feitas para veículos movidos a combustível alternativo. No momento, a empresa compete com a Tesla e outros fabricantes para desenvolver caminhões sem diesel.

A subsidiária americana da AB InBev planeja usar os veículos para entregas de longa distância entre as cervejarias e seus distribuidores, a partir de 2020. A Nikola informou que vai construir 28 estações de hidrogênio ao longo das rotas. A frota de caminhões da AB InBev, que tem entre 750 e 900 veículos e leva a marca da companhia, é gerenciada por transportadoras externas.

O caminhão de hidrogênio elétrico da Nikola pode viajar de 800 a 2 mil quilômetros antes de precisar ser reabastecido, segundo a companhia. O sistema fornece energia através de hidrogênio, que passa por uma célula de combustível para produzir eletricidade, que então vai para uma bateria que envia energia para as rodas do veículo.

O modelo Tesla Semi, totalmente elétrico, foi lançado no ano passado e projetado para viajar até 800 quilômetros com uma única carga. O Tesla Semi não estará disponível até pelo menos 2019. O caminhão de hidrogênio elétrico da Nikola está previsto para entrega em 2020.

A AB InBev reservou 40 dos caminhões da Tesla, que planeja usar para transporte de mercadorias de suas fábricas até atacadistas separados por distâncias de 240 a 320 quilômetros.